CANAL DE CONVERSAÇÃO COM O SINPEEM

O mundo passou por profundas e importantes transformações, sobretudo nos últimos cinco anos, impulsionadas pelo crescimento da Internet. Ao ganhar na Web mais um poderoso canal de comunicação, o SINPEEM precisa rever conceitos e reestruturar-se, uma vez que, na era digital, tudo é muito rápido.
Deve-se ter em mente que a Web não visa substituir o telefone ou o fax, pelo menos em curto prazo, mas constitui um meio novo e complementar de relacionamento entre as partes, cuja comunicação pode ser feita de várias formas: web site, chat, email, web call back, entre outros.
CHAT é uma tecnologia que permite a interação online entre as partes através de comunicação escrita no computador.
Web Call Back, uma solução que permite ao sindicalizado, que acessa o web site do sindicato e deixe um pedido para que um atendente ligue imediatamente, ou em um horário pré-determinado.
E-mail é indicado para aqueles que privilegiam a conveniência e não tenham a expectativa de ter a sua solicitação atendida naquele momento. Mas para ser eficiente, de fato, o funcionário que irá exercer essa função deverá receber treinamento adequado para ter condições de solucionar o problema do sindicalizado, no momento em que ocorre a comunicação. Os benefícios são palpáveis.
Entretanto, o grande problema é que apesar de existir a tecnologia e estar acessível, o SINPEEM ainda não sabe usar adequadamente a web como canal de comunicação com seus sindicalizados, ou não tem interesse. De nada adianta, por exemplo, o SINPEEM dispor de um telefone (que por muitas vezes se encontra indisponibilizado, ou ainda na espera, com “musiquinha” ou “propaganda”), e o atendente quando consultado não consegue solucionar o problema, transfere a ligação para outra pessoa obrigando o interessado a repetir tudo outra vez e, ainda , por várias vezes, as respostas dadas por quem é consultado não condiz com a real solução, pois a pessoa que a dá não está preparada para este atendimento.
1.1. Propostas
1- Reestruturar os canais de conversação do SINPEEM para com seus associados através da WEB, treinando os atuais funcionários e contratando novos funcionários com conhecimento em tecnologia digital para solucionar o problema de atendimento no SINPEEM que hoje é muito precário.
2- Descentralizando o atendimento do SINPEEM, foram inúmeras propostas que a atual Secretaria de Organização das Subsedes apresentou no sentido de fazer com que as mesmas funcionassem adequadamente. Porém, por não acreditar no potencial das subsedes ou querer manter tudo sobre o seu controle, o atual presidente do SINPEEM não fez os investimentos necessários nas subsedes, alugou salas a pedido da secretária responsável, mas as mesmas ficam praticamente sem funcionalidade. É necessário que as subsedes passem a ter autonomia, inclusive financeira para que as mesmas através dos departamentos que estaremos criando, funcionem de fato e não apenas no papel.
3- Atendimento descentralizado do jurídico nas subsedes é um absurdo, com subsedes: na zona sul, Pirituba e duas na zona leste. E o associado ter que se deslocar a Sede do SINPEEM, podendo ter um atendimento também de qualidade nas subsedes, com agendamento por telefone ou e-mail com um advogado. Sindicato ser também para facilitar a vida funcional dos seus associados.
4- Plantão diário dos Diretores do SINPEEM e dos Conselheiros eleitos nas subsedes.
5- Contratação de novos funcionários (diretores de escolas, supervisores e outros profissionais em educação (aposentados) com domínio em legislação municipal para visitar escolas, atendendo as demandas dos Representantes das unidades e dos associados.