CENTRO DE CULTURA E FORMAÇÃO DO SINPEEM

O Centro de formação do SINPEEM ministra regularmente cursos de conhecimento essencialmente pedagógico, é positiva, essa preocupação de um sindicato de educação, porém, não é papel de um sindicato classista substituir o papel da administração sendo assim, devemos exigir da administração que cumpra o papel de oferecer formação e qualificação de seus funcionários. O sindicato tem na sua origem priorizar a formação política com objetivo de criar nos quadros dirigentes na atividade sindical. Seu objetivo é despertar no profissional em educação a consciência de que uma categoria organizada e unida, pois só assim terão conquistas de melhoria de salário e condições de trabalho. Em novembro de 2006 comprou um prédio que será o Centro de Formação e Cultura a mais de um ano e o prédio ainda não foi reformado, continua se pagando um aluguel muito caro pelo prédio da Rua Guaporé, não se sabe o por que.

1.1. PROPOSTAS
1- Reforma imediata do centro de formação, pois criaremos no Centro de formação do SINPEEM um CENTRO UNIVERSITÁRIO e TECNOLÓGICO a exemplo do MOVIMENTO SEM TERRA, o que permitirá que centenas de associados e dependentes possam concluir o ensino superior ou fazer sua pós-graduação a um custo muito baixo ou pelo sistema de bolsas através de convênios com o MEC, BNDES e do FAT (Fundo Amparo ao Trabalhador).
2- Os cursos do Centro de formação e cultura devem seguir a linha de pensamento construído ao longo dos Congressos do SINPEEM. Caso contrário não servirá para elevar o grau de consciência dos profissionais, criando assim uma confusão teoria, dando impressão que seguimos qualquer concepção de educação.
3- Cursos de formação presencial e a distância para todos os representantes de escola e conselheiros. Esses cursos serão desenvolvidos em várias fases. Teórico e prático (oratória): regional - nas subsedes e o central, em Ibiúna, não apenas em algumas horas, mas em vários dias distribuídos ao longo do ano nos fins de semana ou feriados.
4- Cursos de inclusão digital – estaremos criando uma escola de informática nas subsedes para atender uma grande demanda dos associados na vida real, não dá mais para fugir do mundo digital é uma realidade, querendo ou não ela se faz presente. Além de ter função de escola poderá ser usada como uma lan house dos associados.
5- Cursos de línguas - reorganizar os cursos de espanhol e inglês interrompidos pela atual gestão.
6- Criação do curso de canto e do coral do SINPEEM.
7- Buscar parcerias com os bancos estatais e subsidiar a compra de micros computadores aos associados.