CIEJA

Nós do Movimento “Novos Rumos no SINPEEM” temos posicionamento favorável ao CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, denominado de “projeto CIEJA”.
No CIEJA os estudantes, sejam jovens, adultos e portadores de necessidades educacionais especiais, se reúnem com um professor especialista por 2h15m por dia durante uma semana, comprometido com a organização dos conteúdos em seqüência didática e com enfoque da pedagogia centrada na pessoa.
Por acreditar que romper com a parcialidade do ensino em cadeiras, propondo uma organização dos conteúdos de forma holística, global, em três áreas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática, com variáveis metodológicas: seqüência didática, adaptação de currículo para verdadeira inclusão, organização social da classe, distribuição e uso do espaço e do tempo e a apresentação dos conteúdos de forma que a justaposição de disciplinas dê lugar à unificação delas de forma transdisciplinar.
Portanto, o CIEJA tem uma organização de tempos e espaços que propicia oferecer um currículo baseado no desenvolvimento da pessoa: social, interpessoal, pessoal e profissional.
Acreditamos que um sindicato com princípios e atuações democráticas jamais poderá servir de instrumento patronal, colocando-se favorável à extinção de postos de trabalho. Diferente do que tem acontecido, o posicionamento contra o CIEJA, defendemos no último Congresso a LEGALIZAÇÃO do CIEJA, contribuindo para a evolução do movimento transformador da prática pedagógica com os princípios e propósitos que sustentem uma concepção pautada na esperança e certeza de uma educação inclusiva, justa, solidária e democrática.