O MOVIMENTO SINDICAL

......O mundo do trabalho está sofrendo grandes transformações, e o movimento sindical tem de se reestruturar para ganhar dimensão, se aproximar das bases e promover maior unidade na ação. Historicamente, a pauta de lutas volta-se para a efetivação de direitos legais colocados, ou seja, se o Getulismo tornou os sindicatos num braço do Estado, as mudanças do mundo do trabalho direcionaram a prática sindical para que direitos consolidados fossem concretizados. Os grupos tornaram-se mais reativos que pró-ativos e mais condescendentes aos interesses patronais do que reivindicatórios para a ampliação de novos direitos sociais e trabalhistas. Exemplo desta realidade foi a negociação mal sucedida da reestruturação da nossa carreira em 2007 pelo SINPEEM, na qual podemos apontar inúmeros aspectos negativos, que sem dúvida representam a retirada de direitos contrariando as resoluções do 18º Congresso do SINPEEM.

......Estamos apresentando propostas de reorganização desse sindicato que ajudamos a construir, pois se faz necessária uma grande renovação em sua estrutura hierárquica e em seu quadro diretivo. Nossas propostas são inovadoras e democráticas, na gestão e na base, mudanças que modificarão a sua forma de atuação e permitirá a participação efetiva de todos os segmentos de nossa categoria.

......A eleição para a diretoria do SINPEEM há 19 anos sempre ocorreu no mês de agosto e a posse em setembro. Sabemos o motivo, puro casuísmo eleitoral, fez uma negociação relâmpago anuncia que é reajuste salarial, mas sabemos que é apenas incorporação de um valor que já recebemos. Aumento salarial nenhum. Leve em conta essas considerações e as propostas que estamos apresentando. Venha você também para o MOVIMENTO NOVOS RUMOS NO SINPEEM – ajudar a renovar o SINPEEM com base nos princípios da DEMOCRATIZAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO E TRANSPARÊNCIA.