READAPTADOS

Nós representantes da chapa Novos Rumos no SINPEEM, inconformados com a discriminação que os Profissionais em situação de Readaptação Funcional e restrição de funções vem sofrendo desde a implantação das gratificações apoiamos a luta que o Fórum vem travando desde a injusta discriminação que estão sofrendo devido a um veto onde se teve como argumento “que os professores readaptados não contribuem em nada para o desenvolvimento educacional nas unidades.” Discordamos veemente deste, pois muitas Unidades funcionam graças ao auxílio destes eu em nada contribuem para o desenvolvimento educacional.
Achamos tão injusta que estaremos tentando mudar o ponto de vista da administração, com relação aos profissionais que após anos de sala de aula colabora com a Educação, participando de todas as atividades do Projeto Político Pedagógico das U.Es. Trabalhou tanto tempo e ao ficar doente ganha mais cinco anos de trabalho a mais, e vê seu salário dilacerado por uma política constrangedora e acreditamos que os mesmos tem o direito de ser cidadão não ser excluídos e discriminados.
Consideramos injusto demais e que deve sim ser corrigido não só com a incorporação e vemos no dever de enquanto representantes destes em uma entidade de classe tratar de forma mais coerente e eficiente possível para o tempo de discriminação posso vir a ser corrigido, pois, ninguém fica doente por que quer e sim pelas péssimas condições de trabalho que todos nós como educadores que somos estamos sujeitos a passar pelas mesmas discriminações que nossos colegas passam e passaram.
1.1. Propostas
1- Intensificar nossa luta pela prevenção das causas para que no futuro não venha a ter sua vida profissional interrompida abruptamente por uma moléstia que adquiriu trabalhando.
2- Exigir o reconhecimento de doenças profissionais para que os profissionais possam usufruir de todos direitos adquiridos.
3- Mobilizar a categoria para exigir correção da injustiça, da perda da lotação, e todos os vetos absurdos feitos pela administração.
4- Criar um departamento no SINPEEM específico para os readaptados.
5- Mover ações na justiça para que reconheçam o tempo de readaptados como tempo de efetivo exercício no magistério, garantindo assim sua aposentadoria especial.
6- Contratar médico especialista do trabalho pelo SINPEEM, que possa dar suporte aos readaptados e aos que buscam aposentadoria por invalidez, quando tiveram dúvidas quanto a sua readaptação ou ao seu pedido de aposentadoria, apresentando quando necessário laudo que possa se contrapor ao laudo do DSS.
7- Fim da discriminação dos readaptados, que os readaptados possam ter o direito de participar de todos os projetos desenvolvidos na unidade escolar.
Estamos, criando esse movimento juntamente com vários colegas de profissão com o objetivo de mudar um sistema viciado, onde o poder centralizado “não tem tempo” para batalhar por esses profissionais. Segundo eles não fazem tanta diferença esquecendo-se que o sindicato é parte integrante de todos que neles se filiam.